07 JAN 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
SERVIÇO
Prefeitura planeja mutirão da Operação Tapa-Buraco para os principais corredores da cidade
Ação depende de estiagem e será feita tão logo o tempo firme, pois há a necessidade de tempo seco para a aplicação da massa asfáltica. As primeiras vias contempladas serão as que ainda não receberam o Programa "Asfalto Novo"

A Prefeitura de Contagem, em breve, promoverá um mutirão da Operação Tapa-Buraco na cidade. Devido às chuvas, várias vias da cidade necessitam de reparo, principalmente pelo fato de o asfalto ainda ser antigo e a rua/avenida ainda não ter sido contemplada com o Programa "Asfalto Novo", que tem resolvido diversos problemas de décadas na cidade.

Os problemas nas vias, geralmente, são causados por infiltração de água no solo, o que gera erosão. Desde 2021, no entanto, a cidade focou em substituir o asfalto antigo por um completamente novo. A ação já aconteceu em cerca de 135 vias e aperfeiçoou as redes de drenagem delas, com pavimento trocado e obras complementares de implantação de meio-fio e sarjeta. Isso possibilitou, em vários pontos da cidade, o escoamento correto da água e evitou alagamentos e abertura de fissuras no próprio asfalto.

A fim de reparar os problemas causados pelas chuvas, a Prefeitura irá executar diversas obras pelo município, em um mutirão coordenado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. No entanto, há a necessidade de o tempo se firmar antes que a operação aconteça.. "Para a massa asfáltica ser aplicada com qualidade, é necessário que a temperatura dela esteja, no chão, com, ao menos 110 Cº. Nos buracos, onde geralmente encontram-se úmidos, dificilmente encontram-se essas temperaturas. Dessa forma, é preciso que o tempo fique mais seco ou, ao menos, haja estiagem, para que a aplicação aconteça, com os resultados esperados", destacou o subsecretário de Obras e Manutenção, Jaci Cota Teixeira.

O mutirão

Neste mutirão a ser executado, os serviços contarão com 10 caminhões de massa asfáltica. Cada região terá à sua disposição, diariamente, um caminhão. Outros dois caminhões serão utilizados em revezamento, atendendo até duas regiões por dia.. Ao final de quatro dias, a escala retorna à normalidade. Totalizando, cerca de 600 toneladas de massa asfáltica serão aplicadas diariamente.

"A prioridade de atendimento inicialmente serão os corredores e principais vias dos bairros que ainda não foram contemplados no Programa 'Asfalto Novo'. Após isso, pretende-se realizar os serviços no interior de todos os bairros da cidade, com o objetivo de 'zerar a demanda'. Em algumas vias que aguardam a realização de obras do programa A, etapa três, podem receber um número reduzido de OTBs, uma vez que já terão o seu pavimento recomposto", ressaltou Jaci..

“Este esforço conjunto da Prefeitura de Contagem e suas administrações regionais representa um passo significativo na melhoria contínua da infraestrutura urbana, visando não apenas reparos imediatos, mas também soluções de longo prazo para a manutenção da qualidade das vias da cidade. O Programa 'Asfalto Novo' está acontecendo e diversas vias já receberam obras. Agora, para as vias que ainda serão contempladas, faremos esse mutirão para acabar com os buracos em todas as ruas e garantir mobilidade e conforto no trânsito”, completou.

OTB

Normalmente, as equipes de Manutenção de OTB da Prefeitura de Contagem contam com quatro caminhões fixos para realizar o serviço. Cada um é carregado, diariamente, com cerca de 60 toneladas de massa asfáltica, atendendo a quatro regiões da cidade, uma a cada caminhão, de modo a otimizar os resultados.

A ação é orientada pelas próprias administrações regionais, que apontam os principais locais para os reparos. "Por isso sempre destacamos que a população se dirija às regionais, solicitando os serviços. A partir dela as ações são alertadas e realizadas", disse Jaci.

Autor: jornalista João Cavalcanti / Colaboração: Lucas Costa